Gênese do Envelhecimento

O que é envelhecimento
O envelhecimento do organismo está relacionado com a perda da capacidade funcional e de reserva, mudança da resposta celular aos estímulos; perda da capacidade de reparação e predisposição do organismo à doença. Nesta etapa as células humanas, que possuem capacidade finita de reprodução, entram num processo chamado senescência. Existem exceções como células germinativas, células cancerosas (que se reproduzem sem parar, influenciadas por mecanismos desconhecidos) e stem cells (totipotentes).


Evitar que os telômeros  diminuam é um dos objetivo dos tratamentos estéticos de última geração.

Oxidação
Ela  ocorre constantemente no organismo humano causando dano, principalmente, ao DNA celular. Ela aumenta com a idade e nas células senescentes. Quanto mais oxidação, menor grau de reparação, maior número de mutações, maior deterioração celular e maior formação de tumores. 
Hormônios
A menopausa,queda na produção dos estrógenos, andropausa, diminuição dos andrógenos, e a somatopausa, rebaixamento do nível do hormônio do crescimento (puberdade) contribuem para  a perda da massa magra e aumento do depósito de gordura.
Envelhecimento intrínseco e Fotoenvelhecimcnto 
No envelhecimento pela idade, a textura da pele é lisa, homogênea e suave com atrofia da epiderme e derme, menor número de manchas e discreta formação de rugas. No fotoenvelhecimento a superfície da cutis é áspera, nodular, espessada, com inúmeras manchas e rugas profundas e demarcadas.
Elastina e Colágeno
A pele envelhecida tem menor quantidade de elastina e colágeno e vascularização normal. Na pele actínica as fibras de cólágeno têm maior desorganização e as elásticas transforman-se em massas amorfas (elastose), enquanto os vasos têm parede duplicada e infiltrado linfohistiocitário ao seu redor, caracterizando a heliodermatite.